DPOC e o Dia mundial da Espirometria

PDF

O que é DPOC?

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), ligada principalmente a hábitos como o tabagismo. Os alvéolos ficam cheios de ar, e ele não sai. Também é característica da DPOC a ocorrência de hiperprodução de muco, o que bloqueia os brônquios.


A DPOC corre especialmente em adultos acima de 40 anos (15,8%) e é apontada como uma das principais causas de mortes no Brasil. Estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas tenham a doença no país, e o número de óbitos tem aumentado nos últimos anos.


É uma doença freqüente?

Sim a DPOC é uma doença de elevada prevalência acima de quarenta anos sendo mais freqüente acima dos 60, atingindo 26% dessa população de idosos.


Como saber se uma pessoa tem DPOC?

Mais de 80% dos doentes não sabem se tem a doença. O ideal é fazer uma consulta médica especializada, mas, pode ser diagnosticada pela historia clinica e espirometria: se o indivíduo é fumante, tem mais de 40anos e tem tosse com catarro principalmente pela manhã, o exame de espirometria confirma ou afasta o diagnóstico.

Uma outra alternativa é inserir no check up o exame de espirometria.

DPOC tem cura?

Não mas tem tratamento. É prevenível e tratável. O grande problema é que a maioria dos doentes são inativos porque têm falta de ar (dispnéia). Isso só faz agravar a doença.

O tratamento com medicamentos e a reabilitação pulmonar, tornam os doentes mais ativos e menos cansados, com mais energia, por isso mais dispostos, capazes de exercer todas as atividades da vida diária e alcançar uma vida social mais agradável.

Sem tratamento o agravamento da doença é certo e a falta de ar fica intensa porque cada ano o paciente com DPOC que não se trata vai perdendo anualmente até 80ml de ar para os seus pulmões.

São mais de onze milhos os pacientes com DPOC no Brasil. Desses morrem por ano 33.650 pacientes por DPOC. No Ceará são 588 mortes anuais.

 

Tanto a asma quanto o DPOC são agravados pela poluição dentro e fora de casa e precisam ser tratados de forma contínua, não só nas crises.

Como combater os efeitos da poluição

- Beba bastante água
- Coma frutas e verduras, que contêm antioxidantes e vitaminas
- Escolha bem o lugar onde você vai morar. Quanto mais longe dos corredores de tráfego, melhor
- Verifique a presença de comércios e indústrias poluentes nas imediações da sua casa, como pizzarias que não filtram a fumaça
- Regule o seu fogão
- Mantenha a casa sempre limpa
- Em dias poluídos, evite piqueniques, corridas, caminhadas e atividades fora de casa, principalmente nos horário em que houver mais sol
- Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico

Há esperança de controle dessa doença?

Sim. Esse quadro todo pode ser revertido se o tabagismo for erradicado ou controlado e os pacientes tiverem o seu diagnóstico e tratamento corretos.


Referência:
CONSENSO BRASILEIRO SOBRE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – DPOC
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA – SBPT
REVISÃO DE ALGUNS ASPECTOS DE EPIDEMIOLOGIA E TRATAMENTO DA DOENÇA
ESTÁVEL – 2006 http://www.sbpt.org.br

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Dia Mundial da Espirometria se comemora no dia 14 Outubro.

O objetivo é alertar para a realização de exames de diagnóstico precoce de doenças pulmonares, dentre elas a DPOC

Integrado ao Ano Internacional do Pulmão, o dia 14 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Espirometria.


A espirometria, também conhecida como exame do sopro, é um teste realizado pelo espirômetro, aparelho que mede o fluxo de ar nos pulmões. Para efetuar o exame basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar. O teste permite perceber se os brônquios se encontram obstruídos ou normais.

Além de confirmar o diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a espirometria permite avaliar a gravidade da doença, orientar o tratamento, avaliar a resposta terapêutica e monitorar a evolução da doença.

A realização da espirometria, em fumantes e ex-fumantes com mais de 40 anos, poderá trazer ganhos de saúde muito significativos. Ao identificar a DPOC num estádio de menor gravidade da doença, a realização do exame possibilita a aplicação de medidas dirigidas de prevenção relativas ao tabagismo, ao ambiente laboral e a hábitos de vida.

foi declarado Ano do Pulmão com o objetivo geral de intensificar a difusão de conhecimentos sobre prevenção e cuidados com a saúde respiratória, enfatizando a importância de se diagnosticar e tratar precocemente diversas enfermidades da área.

Pulmocenter - Instituto do Pulmão

Pátio Dom Luis - Av. Dom Luis, 1200 - 7º Andar - Meireles - Telefone: 85 4011.5656 - Fax: 85 4011.5650 Fortaleza-CE